Wednesday, February 29, 2012

Ovos Fabergé inspiram linha de garrafas de vodka


A Prowood Wine&Spirits lançou a Imperial Vodka Collection, uma linha de garrafas de vodka embaladas em luxuosas garrafas, inspiradas nos ovos Fabergé. Juntam-se assim dois dos maiores símbolos russos.
A bebida é feita à base de trigo e centeio seleccionados e resulta de processos manuais de destilação da àgua pura do Lago Lodoga na Rússia (o maior lago da Europa). A destilação é feita, primeiro com carvão vegetal e bétula (a madeira usada para cofeccionar as bonecas russas matrioshkas) e, posteriormente, com areia de quartzo e, finalmente, com uma alga especial que garante pureza e leveza à bebida.

Uma bebida excêntrica
Cada garrafa é vendida dentro de um ovo feito de ouro de 24 quilates e é decorada com esmalte e cristais, à semelhança dos ovos assinados por Fabergé. Na parte superior do ovo está uma águia (também com valor simbólico para a cultura russa) em ouro maciço, que dá o toque final a esta bebida excêntrica.

Como seria de esperar, também o preço é fora de série. Uma garrafa da Imperial Vodka Collection pode atingir os €6.600 e é acompanhada por um conjunto de quatro copos de vidro veneziano, o mesmo usado na garrafa, decorados com pinceladas de ouro.

Um pouco de história:
Os excêntricos Ovos Fabergé são peças de joalharia criadas pelo russo Perter Carl Fabergé entre 1885 e 1917 e eram tradicionalmente oferecidos na Páscoa entre os membros da família imperial da Rússia.
Cada peça é meticulosamente elaborada numa combinação de esmalte, metais e pedras preciosas. Cada ovo esconde uma supresa.
Existem coleccionadores destas obras-primas em todo mundo.
O primeiro ovo foi encomendado em 1885, pelo Czar Alexandre III, para oferecer a Maria Feodorovna, sua esposa. Á primeira vista era um ovo de ouro esmaltado, mas quando se abria surgia uma gema de ouro que continha uma galinha que, por sua vez, continha um pingente de rubi e uma réplica em diamente da coroa imperial.

0 comentários:

Post a Comment