Tuesday, April 17, 2012

Os portugueses da política mais influentes no 'Twitter'


O líder parlamentar do PS, Carlos Zorrinho, a eurodeputada socialista Edite Estrela e o ex-diretor do Público José Manuel Fernandes estão entre os 10 utilizadores portugueses do Twitter mais influentes da área política, segundo um estudo hoje divulgado.
O estudo, elaborado pela empresa de relações e comunicações públicas Burson-Marsteller e a consultora de comunicação portuguesa Lift Consulting, apresenta uma lista de 10 personalidades consideradas influentes na área política na rede social Twitter.
A lista integra um estudo global denominado "G20 Influencers", onde são nomeadas as "200 vozes consideradas mais influentes em termos políticos num universo de 20 países que inclui, além de Portugal, os EUA, Brasil, França, Espanha e Reino Unido".
A lista:
1. Carlos Zorrinho
2. Edite Estrela
3. José Manuel Fernandes
4. Daniel Oliveira
5. Fernanda Câncio
6. Nuno Gouveia
7. João Galamba
8. João Quadros
9. Paulo Querido
10. Michael Seufert
Esta lista foi obtida com recurso à ferramenta Klout (klout.com), uma referência na análise da influência nas redes sociais e que determina uma Klout Score (ou pontuação Klout), explica a consultora em comunicado.
"As redes sociais são, atualmente, a ferramenta preferencial para quem quer comunicar e partilhar informações ou opinião. Os portugueses não são exceção e aderiram fortemente a esta forma de comunicação, sendo que, em terras lusas, o Facebook é a rede de eleição", afirma Domingas Carvalhosa, administradora executiva da Lift Consulting, citada no comunicado.
O estudo aponta ainda que os 'tweets' (mensagens no Twitter) mais seguidos da política em Portugal "são publicados por políticos, jornalistas e bloggers".
Durante um período de 90 dias, os 10 utilizadores portugueses mais influentes no Twitter receberam em média 3.067 re-tweets (mensagens replicadas na rede pelos seus seguidores), 9.155 menções e registaram uma média de 10.443 seguidores.
Nos EUA, o Presidente Barack Obama "é um dos nomes que sobressai na lista dos 10 americanos mais influentes no Twitter.
Neste país, os utilizadores mais influentes registam uma média de 96.100 re-tweets e uma média de 68.449 seguidores no Twitter nos 90 dias em análise.
No Brasil, a Presidente Dilma Rousseff consta no 'top 10'.
Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia e Itália são alguns dos países que integram o estudo, que pode ser consultado no endereço http://www.g20influencers.com.
A pesquisa abrangeu ainda o Japão, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Turquia, Reino Unido, EUA e a União Europeia (incluindo Letónia, Países Baixos, Polónia, Portugal, Espanha e Suécia).

0 comentários:

Post a Comment