Thursday, May 3, 2012

Empresários também já podem fazer Erasmus


Imagine que tem uma empresa em Portugal mas gostava de aprender mais com quem trabalha na mesma área em Itália. O programa Erasmus for Entrepreneurs faz a ponte entre empresários da Europa. Trocam-se experiência, contatos
e técnicas de negócio. “É uma discussão sobre cada negócio cara-a-cara. No fundo, é uma relação entre dois empresários”, explica Michaela Hauf, a responsável pelo programa.
Há um candidato e um anfitrião. Entre eles está um plano de negócios. Depois de encontrada a melhor combinação entre os três, o candidato viaja até ao país de acolhimento onde pode ficar até seis meses. O programa é financiado pela Comissão Europeia, por isso o empresário conta ainda com a ajuda de uma bolsa mensal de acordo com o nível de vida do país de acolhimento. “No caso da  Alemanha a bolsa chega aos 870€ por mês”, exemplifica Hauf.
De acordo com Michaela Hauf cada candidato “tem de ter uma boa ideia, ser empreendedor e ser suficientemente aventureiro para viver no estrangeiro”. O anfitrião recebe ideias grátis de alguém que chega motivado para trabalhar e ensinar. Em cima da mesa estão potenciais parceiras de negócio para o futuro e o fortalecimento da própria companhia.
Marketing e informática são as principais áreas de negócios mas há de tudo um pouco, garante Hauf. Relações públicas, agricultura, saúde e educação são outras áreas comuns no portal do programa.
O Erasmus para empresários é um programa de entreajuda e surge como forma de combater a crise. Michaela Hauf explica que “evitar uma falência precoce, combater a crise económica e criar empregos” são os objectivos do programa.
Desde 2009 foram estabelecidas 1100 relações em países como Espanha e Itália.

0 comentários:

Post a Comment