Saturday, April 7, 2012

As dez aplicações mais sinistras para smartphones e Facebook


Apps iPhoneA polémica em torno da aplicação Girls Around Me, que usava informações na rede Foursquare para fazer um "mapa" de mulheres, voltou a pôr a privacidade na ordem do dia.

A Laptop Mag fez uma lista das aplicações mais estranhas ou assustadoras do momento. Algumas continuam disponíveis, outras foram retiradas devido aos receios que causaram. Mas são avisos do que nos espera no futuro com a crescente utilização de smartphones e aplicações com informações públicas.
1. Girls Around Me
Usava os dados públicos do Foursquare, aplicação em que os utilizadores fazem 'check-in' num local, para construir um mapa de mulheres em torno de uma determinada localização. Usava as suas fotos para fazer o mapa e até permitia conectar à conta do Facebook. Foi retirada depois de muitas queixas.
2. Creepy
É uma aplicação para desktop e o nome diz tudo. Trata-se de um agregador de informações de geolocalização, usando software de código aberto para seguir o rasto a outras pessoas – usando apenas as informações públicas deixadas no Twitter e no Flickr. Basta que o utilizador tenha a detecção de localização ligada nestas aplicações e está feito. A Creepy segue-lhes o rasto e compila os dados num mapa do tipo Google Maps. 
3. Background Check
A Apple chegou a retirá-la da App Store, depois deixou-a regressar e até veio em versão Android. Basicamente serve para obter todo o tipo de informações disponíveis sobre alguém, desde que estejam disponíveis – desde o registo criminal até aos parentes, propriedades, contactos e contas em redes sociais. Basta usar o nome ou o email e dá direito a um relatório gratuito por mês (cada relatório extra custa 99 cêntimos).
4. Situationist
É uma aplicação para iPhone que começa por pedir uma foto do utilizador, juntamente com uma lista de coisas que gostaria que um estranho lhe fizesse em público. As situações podem ir desde o "abraça-me por 5 segundos" até "ajuda-me a incitar toda a gente à nossa volta e invadir uma estação de televisão". Se isto não é assustador...
5. Recognizr 
Basta apontar com a câmara à cara de alguém e a aplicação encontra o seu nome e as suas contas nas redes sociais. Usa software de reconhecimento facial. Também já foi retirada. 
6. Crowded Room
É uma espécie de check-in do Foursquare, mas para sítios onde ainda não estamos. Por exemplo, fazer o check-in numa festa amanhã. A ideia é ver quem está a pensar ir e assim abrem-se perspectivas de encontrar pessoas com interesses comuns.  
7. Nearby Friends
É uma aplicação para o Facebook que organiza check-ins dos amigos no Google Maps. Não apenas os correntes, mas também os do passado.Sim, toda a informação que usa é pública; mas vê-la reunida é no mínimo assustador. É possível recuperar toda a história de localização de um amigo e perceber padrões. Ou descobrir mentiras.  
8. Breakup Notifier
Também é para o Facebook e serve como alerta de cada vez que um utilizador muda o seu estado de relacionamento para "solteiro". É preciso ser amigo da pessoa no Facebook, mas não deixa de ser desconcertante.
9. Waiting Room
Também se podia chamar lista de espera. A ideia é que, assim que alguém rompe um relacionamento, saiba que tem admiradores disponíveis para algo mais. A aplicação começa por não identificar o admirador durante os primeiros dois dias, em que supostamente o alvo do interesse ainda está a recuperar da separação. 
10. Crush Notifier
Está dentro do género e permite seleccionar pessoas no Facebook pelas quais se tem uma paixão. O serviço envia-lhes uma notificação anónima via email e se a pessoa estiver interessada, envia uma notificação de volta. 

0 comentários:

Post a Comment