Wednesday, March 21, 2012

Os segredos para o sucesso das 10 melhores empresas


As marcas de topo alcançaram o sucesso devido a uma miríade de factores, mas entre eles existe um segredo que distinguiu estas empresas dos seus rivais.
Entrepreneur juntamente com o The Values Institute efectuou uma sondagem junto de consumidores para saber o que distingue as marcas de topo de todas as outras.
Amazon 
Os segredos para o sucesso das 10 melhores empresas
1 - Personalize: Amazon
Brad Van Aukem, estrategista de marcas sénior para a consultora The Blake Project considera que a acessibilidade excepcional da Amazon aos produtos, a funcionalidade e a experiência dos clientes convergem-se numa marca forte em que os clientes confiam.
A oferta tão grande de produtos podia fazer com que a experiência de compra fosse vista como algo impessoal, mas VanAuken diz que Amazon faz um bom trabalho ao promover os relacionamentos com os consumidores ao ajudá-los a fazer as suas decisões através de recomendações de produtos baseados nas suas compras passadas, análises de utilizadores e ratings e sugestão de compras complementares.
2 - Vender felicidade: Coca-Cola
Desde o início que a promessa da maior fabricante de bebidas do mundo é agradar aos consumidores. “Tudo o que fazem é inspirado por esta ideia de ‘Como é que promovemos, desenvolvemos e criamos felicidade?”, afirma o escritor Stengel.
A Coca-Cola espalha esta mensagem em todos os pontos de contacto com o consumidor, desde o Facebook às suas máquinas de venda automáticas personalizadas, que permitem aos consumidores misturar a sua combinação favorita de sabores. “Eles tiram as ideias de espontaneidade e de prazer e infundem-nas em tudo”, afirma.
3 – Viver de acordo com as promessas: FedEx
A FedEx criou uma forte identidade corporativa ao providenciar um serviço de confiança. “Eles elevaram a marca ao reconhecer que o seu negócio não é somente sobre a logística de transportar caixas e caixotes”, diz Kari Blanchard da Future Brand.”Eles reconhecem que se trata dos tesouros das pessoas, das suas vidas e futuras, e que os conteúdos das embalagens significam muito para muita gente”.
4 - Keep it cool (and fun): Apple
Qual a única empresa que tem o público e a imprensa a esperar impacientemente por cada novo lançamento de produto? De cada vez que a Apple lança um produto, os consumidores confiam que vai ser útil e com um excelente design e que vai melhorar a forma como comunicam, trabalham ou gastam o seu tempo de lazer. E o mais interessante de tudo: apreciam a experiência de comprar o produto.
A história da Apple é essencialmente sobre criatividade e expressão e a marca tocou no quociente emocional dos clientes ao criar lojas que apelam à colaboração e transparência entre os clientes e os vendedores. “Eles contratam pessoas empáticas e não medem o sucesso de uma loja através das vendas”, afirma Stengel. Para o autor, a política da Apple para as suas lojas é a “melhor estratégia retalhista da história. Eles querem mesmo que as pessoas entrem e sejam inspiradas, construam confiança e sintam-se melhores sobre si próprias devido à experiência que tiveram na loja”.
5 - Desenha uma experiência: Target
A retalhista Target é uma loja discout mas as suas campanhas publicitárias como muito estilo e as suas colaborações com designers conceituados colocam a empresa num patamar superior. “A Target faz um grande esforço para providenciar uma experiência de compras agradável, mas ainda consegue obter bom merchandising a um bom preço”, afirma o consultor de marca Rob Frankel. “Como parte da sua personalidade como marca, eles fazem um esforço para serem acolhedores e humanos, o que toca as pessoas e leva-as a aderir ao conceito”.
6 – Mantenha-se consistente: Ford
Numa era em que a única coisa que parece certa é a mudança, a marca Ford estabeleceu a empresas como um foco de confiança. VanAuken da consultora The Blake Project afirma que isto deve ao seu nome simples e monossilábico, ao seu logo icónico e ao enfâse no seu fundador Henry Ford, que levam a empresa a resistir ao desgate temporal.
“Todos sabem e admiram a história da Ford. Dos três fabricantes de Detroit, a Ford tem sido a marca mais consistente, com a melhor estratégia de produto e execução”. VanAuken também diz que a Ford ouve e envolve-se nas necessidades dos seus clientes, sublinhando que o seu CEO Alan Mulally envolve-se activamente na interacção com os clientes através dos média sociais.
7 – Atitude faça-você-mesmo: Nike
Para a Nike, a sua missão é “trazer inspiração e inovação para todos os atletas no mundo”. “Se tiveres um corpo, tu és um atleta”. Esta mensagem aspiracional e o seu apelo que fazem a ligação entre a empresa de equipamento desportivo e os consumidores em todo o mundo de acordo com o professor de Marketing na Universidade de Dartmouth, Kevin Lane Keller. “A Nike sempre esteve extremamente focada nos seus clientes, tornando a marca relevante tanto para os atletas de elite como as pessoas comuns”, afirma. “É sobre acreditar nas suas capacidades e fazer o seu melhor e a marca convida mesmo todos a ‘Just Do It’”.
8 – Estabeleça ligações: Starbucks
Após sofrer um retrocesso há alguns anos atrás, a maior retalhista mundial de café arrumou a casa e está a regressar à sua premissa de juntar as pessoas. “A Starbucks está muito em contacto com a sua razão de existir e isso ajuda a criar ligações”, segundo Stengel.
Desde a internet gratuita à música na loja, passando peças mesas grandes com lugar para grupos e encontros, as lojas da empresa estão desenhadas para ajudar os clientes a interagir. “Se entrarmos num Starbucks, os negócios estão a acontecer e as pessoas estão a partilhar e a empresa percebe isso”, afirma Stengel. “Tudo na loja é sobre ligação, descoberta, inspiração e criação”.
9 - Servir de forma diferente: Southwest Airlines
Esta transportadora aérea de baixo custo tem trilhado o seu próprio percurso na indústria aeronáutica, criando uma personalidade distinta em tudo desde lugares não marcados a assistentes de bordo que cantam as demonstrações de segurança.
“A Southwest tem sido uma marca bastante independente que quebra as normas das transportadoras aéreas muito rapidamente”, afirma Tim Calkins, professor de marketing na Universidade Northwestern. “Desde a disposição dos lugares ao facto de não estar inscrita em muitos dos grandes sites de reservas online, sempre se orgulhou de ser muito diferente”.
10 -Foque-se no consumidor: Nordstrom
Quando as histórias começam a circular sobre o estupendo atendimento ao cliente, então aí as empresas sabem que estão a fazer alguma coisa bem feita. Este é o feito principal desta retalhista têxtil, que segundo rumores aceitou uma vez a devolução de um jogo de pneus, apesar de nunca ter vendido pneus.
“A Nordstrom é sobretudo sobre o poder de providenciar um excepcional serviço ao consumidor que vai mais além de que serviço normal”, afirma o professor Tim Calkins. 

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